pele 01 Camadas da pele

A pele é um órgão integrante do sistema tegumentar, que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter as terminações nervosas. A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado.

A pele apresenta três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.

A Epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas à maior atrito como as palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa, e podem chegar a 2mm de espessura.

A Derme é um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. É constituído de elementos fibrilares, como o colágeno e a elastina. É na derme que se localizam os vasos sanguíneos e linfáticos.

A hipoderme, tecnicamente, não faz parte da pele. É constituído por tecido adiposo que protege contra o frio. É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização.
A derme tem como funções ser reservatório energético, isolante térmico, modela superfície corporal, absorção de choque e fixação dos órgãos.

Camadas da hipoderme:

- Areolar: superficial; adipócitos globulares e volumosos e numerosos e delicados vasos.

- Lâmina fibrosa: separa a camada areolar da lamelar.

- Lamelar: mais profunda, aumento da espessura com ganho de peso.