Exames Ginecológicos – Saiba a Importância de Cada Um

exames ginecologicos Exames Ginecológicos   Saiba a Importância de Cada Um

Olá meninas, esse nosso próximo assunto é de interesse de todas nós, exames ginecológicos. Pois é quem ai não gosta de ir no ginecologista? A maioria né. Isso porque todas nós concordamos que ir ao ginecologista e fazer aquele mente de exames é muito chato e incomodo, mas porém é muito importante fazer exames preventivos. Por isso nós do blog CoisasDeMenina fizemos uma relação dos principais exames ginecológicos, saiba a importância de cada um.

Bom vamos lá, assim na sua próxima visita ao ginecologista o exame que ele pedir você já vai ter uma idéia do porque ele está pedindo.

Principais Exames Ginecológicos

  • Papanicolau

Exame feito no próprio consultório ou em um laboratório, este exame é muito importante para a prevenção do câncer do colo do útero e detectar infecções vaginais. O especialista introduz um espéculo (utensílio usado em procedimentos ginecológicos e serve para abrir as paredes da vagina) na vagina e com um cotonete faz uma raspagem no colo do útero é um exame simples e não dói (mas incomoda). Mais indicado para mulheres com vida sexual ativa, deve ser feito uma vez por ano.

  • Colposcopia e Vulvoscopia

São muito parecidos com o papanicolau, mas a diferença é que a colposcopia e a vulvoscopia são bem mais detalhados, isso porque aumenta muito mais a visão do colo do útero. Normalmente só é solicitado quando é encontrada alguma anormalidade no papanicolau. Também podem ser feitos no consultório ou em um laboratório.

  • Ultrassom Transvaginal

Esse exame é um pouco mais complicado para a mulher, mas nada que assuste. Com um aparelho de ultrassom em forma de tubo o médico consegue ter mais visualização da região pélvica, útero, trompas, o endométrio e os ovários. Esse tubo é introduzido na vagina envolto em preservativo e muito lubrificante. Esse exame pode ser pedido se a paciente sente cólicas muito forte ou tem a menstruação muito irregular, uma anormalidade no papanicolau também pode ser motivo para esse exame ser pedido.

  • Captura híbrida

Esse deve ser feito uma vez, se o resultado for negativo não há necessidade de faze-lo novamente a não ser que a paciente sinta sintomas, leve coceira na vagina ou dores durante a relação sexual. Este exame detecta o vírus HPV e infecções adquiridas nas relações sexuais. Também é feito com a uso do espéculo, a médico abre a vagina e colhe a secreção vaginal para análise.

  • Mamografia

A mamografia também é um exame simples e muito importante para detectar um passível cêncer de mama, este exame só é solicitado por um médico após os 40 anos ou se a paciente notar algum nódulo no seio durante o auto-exame. Neste caso o médico irá repetir o exame no consultório e em caso de dúvidas será pedido a mamografia. Normalmente este exame não é pedido durante a menstruação, isso porque os seios ficam mais doloridos nestes dias e o exame contraí os seios e isso pode causar muita dor.

62 ideias sobre “Exames Ginecológicos – Saiba a Importância de Cada Um

  1. Bom, tenho 16 anos e nunca fui a ginecologista. Simplismente porque tenho vergonha de ficar nua na frente do medico ou medica e por incrivel que pareça da minha mãe também. E até se fosse com alguma amiga. Acho muito constrangedor todos esses exames. Queria muito a ajuda de voces para combater a minha vergonha.

  2. olá eu ja tive Hpv .E agora com uma outra ginecologista vou fazer um exame de cultura de secreção vaginal. Isso dói . no exame pode dectar a presença de Hpv

  3. Boa noite…sou mãe e estou preocupada pq a ginecologista pediu o exame histeroscopia para minha filha que ainda é virgem. Esse exame pode ser feito em uma pessoa virgem?Obrigada..

  4. olá bom dia eu gostaria de saber, que eu ja tenho uma relação sexual ativa e nunca fiz os exames de prevenção pois tenho medo e vergonha, e eu ainda tomo anticoncepcional…ha alguma problema

  5. Queria saber s o dedo tira a virgindade e se a pessoa for fazer preventivo vem escrito no resultado se a pessoa é virgem ou não.Brigada

  6. Parabéns pelo trabalho de vcs.Adorei a abordagem sobre este assunto.
    bjos

  7. Olá eu gostaria muito de estar indo ao ginecologista pois é sempre bom, mais tenho muito medo de ir, pois não sou mais virgem e tenho medo de ele(A) diser a minha mãe … Tem como isso acontecer ? Se tiver como faço para evitar ese acontecimento ?

    bjoO’ Obrigada *

  8. Olá…bom,tenho 18 anos fui ao ginecologista uma vez na vida(quando pequena),por um corrimento.
    Sou virgem,e já marquei a consulta com um ginecologista..Me sinto muito curiosa sobre o procedimento,e muita vergonha!!! Preciso de ajuda…=/ Obrigada =D

  9. Olá,tenho 16 anos e todos os anos vou ao ginecologista,hoje fui me consultar e a doutora pediu um exame de sangue,pediu exame de urina e pediu uma ultrassom pelvica transvaginal.isso quer dizer que eu possa ter algo serio?
    obrigada . abraço

  10. olá tenho 13 anos e gostaria de saber se fazer o exame papanicolau o medico pode saber se ainda sou virgem?,e tambem com outro tipo de exame e qual é esse exame? Aguardo muito urgente a resposta….por favor

  11. Tenho 17 anos, comecei minha relação sexual com 16 anos .. nunca fui em um ginecologista para fazer exames. Tenho corrimento meio amarelado e esse mês minha menstruação veio no ínício do mês e depois de duas semanas veio um pouquinho meio marrom. Gostaria de saber de isso é normal e quais exames eu preciso fazer para verificar se está tudo bem.

  12. boa tarde gostaria de saber se falta de mestruação por mais de 3 meses posso ter algum problema pois tenho 32 anos mais não sinto dor alguma muito obrigada atenciosamente mirian.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>