Flor Símbolo do Natal – Bico de papagaio

poinsettia

Poinsettia – a flor símbolo do Natal

Originária do México, aqui no Brasil a Poinsettia é conhecida como bico-de-papagaio, papagaio, rado-de-arara, estrela de natal, flor-de-natal, folha-de-sangue ou ainda cardeal e nos Estados Unidos onde também é considerada a flor símbolo do Natal é conhecida com nomes significativos como estrela-do-natal, Christmas star ou flor-do-natal, Christamas flower. Tem o nome cientifico de Euphorbia pulcherrima, que quer dizer “a mais bela das eufórbias”. A planta era utilizada pelos astecas para a pintura de tecidos e também da pele, além utilizarem a sua seiva juntamente com outras substancias para combater a febre.

Características: A poinsettia tem uma característica bastante interessante, suas folhas modificadas, as brácteas ganham a aparência de pétalas de flor enquanto as flores propriamente ditas são minúsculas e estão no centro da planta, cobertas por uma substancia verde, ou seja são as folhas da poinsettia que dão a sua beleza. A poinsettia é uma flor que nasce espontaneamente no México e foram os floricultores da Califórnia e da Escandinávia que admirados pela sua beleza passaram a cultivar a planta em estufa e a partir daí criaram variedades, adaptadas também a decoração de interiores, uma vez que as flores no jardim, ao ar livre se desenvolve como um arbusto ramificado, chegando a medir cerca de 3 metros de altura. Com as variações desenvolvidas em estufas, passamos a ter a poinsettia também de outras cores além do vermelho tradicional, foram criadas as variações de cor branca, cor de laranja, salpicadas, verde claro, e outras variedades distintas.

Flor de Natal – a lenda
Conta a lenda que uma menina chamada Pepita, pela época do Natal ia com seu povo colocar oferendas no presépio aos pés da imagem do menino Jesus. A menina ia muito triste pelo caminho porque não tinha presentes, nada de valor para oferecer, e seu primo lhe consolou dizendo que tinha certeza que não importava o valor do que tinha a oferecer ao menino Jesus, se dado de coração, teria imenso valor para ele, porque ele via era a intenção de cada um. Encorajada pelas palavras do primo juntou a beira da estrada um ramalhete de folhagens e se dirigiu a capela. Lá chegando sentiu-se muito triste, e envergonhada, mas encheu seu coração de trnura e em um simples gesto de amor colocou no altar os ramos que trazia, foi quando todos que estavam presentes assistiram as folhas se transformarem lentamente em brilhantes pétalas vermelhas, e todos saíram a contar o milagre. A partir de então elas ficaram conhecidas como as “Flores de notche buena” e florescem todos os anos na época de Natal.

Decoração de Natal
Depois de conhecer a lenda da poinsettia, temos certeza de que ela é, com certeza, a melhor opção para a decoração de nossa casa nas festas de final de ano e especialmente para a noite de natal. Uma cesta de flores, com seu vermelho intenso fica em perfeita harmonia com o espírito de natal que reina em nossos corações.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *